domingo, 20 de setembro de 2009

Algumas dicas sobre Animação!

Qual é o perfil do Animador Profissional?

R: O animador profissional representa o técnico de animação, cujo trabalho é desenvolvido em torno da instituição que o contrata. O seu trabalho está aberto a vários grupos e comunidade. O “ status” deste animador é institucional. A relação que é estabelecida, neste caso, é consequentemente a da instituição – animador.
O perfil do Animador Sociocultural, tem por base o objectivo fundamental e global de ajudar a desbloquear o mundo interno, a estabelecer relações humanas, pessoais e a descobrir dimensões novas da sua personalidade. Para possibilitar estes objectivos, o animador Sociocultural deverá manifestar nas actividades:

- Capacidade de conhecimento interno, dos seus problemas e da realidade;

- Capacidade de planificar a sua intervenção e de trabalhar com programas e com método;

- Capacidade para trabalhar em equipa;

- Capacidade funcional de levar a termino a tarefa encomendada.


O animador é um actor da sua própria formação, facilitador de processos de comunicação, agente de socialização, veiculador de cultura e comportamentos de humanização. Na área social é um elemento valorizador e crítico, arquitecto de situações e motor de optimização das condições de vida. É um sensibilizador para a fruição dos bens públicos e patrimoniais.
No activo, o animador Sociocultural deve, como profissional, comparticipar para o desenvolvimento harmonioso e completo da personalidade dos indivíduos, facilitar a sua integração grupal e social, catalizar situações que proporcionem uma interacção dinâmica entre os vários actores sociais da comunidade.
A consecução destes objectivos formativos pressupõe que se preste especial atenção ao amadurecimento dos formandos, tentando-se assim promover ao longo do curso o seu desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente nos seguintes aspectos:

- A aprendizagem do domínio de si próprio, privilegiando uma actuação reflectida e ponderada e uma atitude autocrítica permanente;

- A abertura e adaptabilidade às diferenças inter-individuais, situacionais e sócio-culturais;
A criatividade ao serviço da resolução de problemas e da tomada de posição;

- As competências de comunicação e de relacionamento interpessoal;

-A curiosidade cientifica e o interesse pelos problemas, valores e património cultural da humanidade.

Qual é o papel do Animador Sociocultural?


R: O papel do Animador Sociocultural assemelha-se ao de um educador, um organizador, que tem como objectivo favorecer a comunicação individual ou colectiva, assim como a aprendizagem das técnicas. Trata-se de pôr a colectividade em movimento. Este ajuda o homem a conhecer-se e a conhecer outros, expressar-se e tomar consciência do meio em que vive.
O animador tem, no seu dia-a-dia de desempenhar papéis diferenciados, de acordo com as características do trabalho que desenvolve. Tem de funcionar dentro do grupo com quem trabalha directamente e aí deverá ser o dinamizador e facilitador da comunicação e de uma aprendizagem favorecedora do desenvolvimento autónomo individual e colectivo que vise o “saber fazer” e o “ saber ser”.
Deve ainda facultar ao grupo o acesso a fontes de informação e documentação que permitam uma autoformação continuada.
Deverá ser sensível aos problemas e necessidades da comunidade, diagnosticando-os atempadamente discutindo-os em grupo e elaborado uma programação flexível com a possibilidades de ser reformulada e susceptível de controlo de resultados tão frequente quanto possível. O animador é ainda o promotor da comunicação inter-grupos, favorecendo o confronto de pontos de vista e de resultados, tendo em vista uma abertura cada vez maior da comunidade em que trabalha.
Tem ainda de desempenhar o papel de relações públicas em, diversas situações: dentro do grupo resolvendo ou gerindo conflitos; inter-grupos promovendo a inter comunicação e lutando contra o isolamento; junto de instituições e poderes públicos, divulgando o projecto do outro grupo e angariando parceiros e recursos que permitam a consecução dos objectivos programados.
Outro papel que deve ser capaz de desempenhar é o gestor, isto é, saber prever recursos humanos e materiais necessários e geri-los de acordo com o tempo, as tarefas a desempenhar e os resultados esperados corresponsabilizando o grupo através de uma participação cada vez mais activa que o leve a agir autonomamente.
A animação é a vida, é a acção de permitir a vida, para pôr vida, para organizar e desenvolver a vida para integrar o desenvolvimento que é necessário.
O animador deve fazer com que haja diálogo entre os indivíduos para não haver desentendimentos. Animar é dar sentido aos compromissos pessoais e sociais para um melhor conhecimento das realidades e dos acontecimentos vividos dentro de um contexto onde a marginação pode existir. Animar é dar vida ou fazer reviver aquele que a perde.

“Edonard Limbos”, insiste no papel de equipa do Animador. Que deve de suscitar a criatividade, a expressão, a identidade e favorecer:

- A participação activa no compromisso pessoal;

- A decisão a objectivos (em função das necessidades) e a elaboração de meios para alcança-los;

-A tomada de consciência das orientações e possibilidades de expressa-las;
A adaptação e evolução da sociedade;

- A autonomia dos indivíduos e o respeito pelos valores e pela personalidade dos outros;

- A comunicação e as relações com as outras colectividades;

Sem comentários: